História
A Associação de Estudantes da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal do Instituto Politécnico de Setúbal (AEESTSetúbal/IPS), foi criada em 23 de Junho de 1989.
Desde então e até hoje tem crescido e evoluído bastante, tendo sempre como principal objectivo representar eficazmente os cerca de 2300 alunos da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal/IPS), bem como dignificar o Ensino Superior Politécnico, o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) e a escola onde se insere.
No intuito de melhorar cada vez mais a qualidade de vida de toda a população estudantil, a AEESTSetúbal/IPS está organizada por secções, de modo a poder concretizar as mais diversas actividades.
Uma sala de convívio, uma livraria/papelaria/loja académica, uma reprografia, elaboração de sebentas, bem como um Gabinete de Apoio ao Estudante (GAE) que, em conjunto com um gabinete de apoio jurídico serão capazes de intervir e esclarecer os problemas dos alunos, são serviços complementares prestados a toda a população da ESTSetúbal/IPS.
Das inúmeras actividades que a AEESTSetúbal/IPS desenvolve, destacam-se a organização anual da Semana do Estudante da ESTSetúbal/IPS, da Semana Académica de Setúbal, a Semana do caloiro, o Ciclo Cultural e Tecnológico, entre outras actividades culturais, comemorações e manifestações demonstrativas do espírito e das vivências académicas que vão decorrendo ao longo do ano lectivo.
Além da participação nos Órgãos de Gestão da ESTSetúbal/IPS e do IPS, a AEESTSetúbal/IPS, tem também representação na Federação Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Superior Politécnico (FNAEESP) e no Fórum Académico para a Informação e Representação Externa (FAIRe), do qual é membro fundador, tendo, por isso, um papel fundamental na discussão e resolução de todos os problemas do Ensino Superior, tais como as políticas educativas, de juventude e de acção social.
Encontra-se directamente ligada ao Gabinete de Integração Profissional (GIP) que, tendo este como objectivo a inserção dos novos formados da ESTSetúbal/IPS na vida activa, conta com o apoio da AEESTSetúbal/IPS para divulgação de novas oportunidades de emprego e uma maior interacção com o tecido industrial com que a associação comunica diariamente, constituindo uma mais-valia para a vida profissional e uma certeza de sucessos para os mesmos.